Nossa História

Você já deixou de fazer alguma coisa porque achou que era muito novo? Ou muito imaturo? Que idade você acha que deve ter para ser missionário? Se você acha que É muito jovem, anime-se! Uma boa parte dos discípulos de Jesus tinha 15 anos ou menos (mais informações em www.followtherabbi.com) e os três homens que iniciaram a SIM, Rowland Bingham, Walter Gowans, e Tom Kent tinham menos de 25 anos de idade.

Na verdade, Rowland Bingham tinha 20 anos. Bingham retornou ao Canadá, tendo adoecido várias vezes de malária, na esperança de conseguir algum reconhecimento e mais trabalhadores para o Sudão.

“Quando retornei, a expedição foi rejeitada como um fracasso. Qual tinha sido o resultado do esforço? Nada mais que dois túmulos.”

Mas em 27 de maio de 1898, Bingham já havia conseguido formar um conselho missionário, que tem enviado missionários continuamente desde então. Bingham voltou À Nigéria em 1900, mas, após três semanas, contraiu malária novamente. Ele retornou ao Canadá e recrutou outros para ir ao Sudão. A primeira base missionária foi estabelecida em 1901. SIM originalmente era a abreviatura de “Sudan Interior Mission”, referindo-se ao Sudão, uma enorme Área que cobria a maior parte das atuais Mali, Gana, Benin e partes da Nigéria, onde viviam 60 milhões de pessoas sem nenhum conhecimento de Deus. Bingham Gowans e Kent sentiram fortemente que deviam ir para o Sudão, mas nenhuma organização missionária já estabelecida estava disposta a enviá-los as organizações achavam que eles estavam fora de si e fora da vontade de Deus.

Os três jovens decidiram ir através de sua própria organização, a “Sudan Interior Mission”, e ancoraram em Lagos, Nigéria, no dia 04 de dezembro de 1893. Gowans morreu de malária em meados de novembro de 1894, e Kent morreu em 08 de dezembro de 1894, pouco mais de um ano após chegar À Nigéria. 1893 foi um ano intenso no âmbito missionário. Na Austrália, Charles Reeves e M.E. Gavin responderam ao desafio de um crente de Poona. Eles embarcaram sob o nome “Poona and Indian Village Mission” (PIVM).

Ainda em 1893, Davidson, Gardner, Mallis e Wilson começaram a trabalhar na extremidade sul da Índia, entre os budistas Singaleses do Ceilão e os hindus de Tamil através da “Ceylon and Índia General Mission” (CIGM). Mais tarde, o trabalho deles se expandiu por todo o sul da índia e até as Filipinas. Em 1968 a PIVM e a CIGM se uniram, formando a “International Christian Fellowship” (ICF).

George Allan deixou a Nova Zelândia em 1907 para ministrar aos Índios Quéchuas, na Bolívia. A sua “Missão Indígena Boliviana” tornou-se a “Andes Evangelical Mission” (AEM), e na década de 1980, a AEM, a ICF e a SIM formaram a “Sociedade para Ministérios Internacionais” (SIM – Society for International Ministries).

A SIM juntou-se a mais uma organização, a “África Evangelical Fellowship”, em 1998, tornando-se “Serving in Mission”. A AEF foi iniciada em 1879 por uma rica viúva sul-africana que, enquanto morava na Inglaterra, leu sobre as dificuldades dos soldados em campos militares no seu país. Ela foi até A Cidade do Cabo para abrir uma casa para soldados e, em 1889, teve início a “Cape General Mission”. Após a Guerra, a missão, então conhecida como “South African General Mission”, começou a se expandir para outros países sul-africanos e para ilhas do Oceano Índico. Em 1965 a missão se tornou conhecida como “African Evangelical Fellowship” e em 1998, quando juntou-se À SIM, o número total de países nos quais a SIM mantinha atividades passou a ser mais de 50. Atualmente somos mais de 1.600 missionários em 52 países.

Podemos ver que a SIM tem uma história muito rica, vivida por fundadores que viajaram o mundo, indo para locais de difícil acesso com a finalidade de compartilhar o Evangelho de Jesus. Desembarcando em países na África, Ásia e América do Sul, esses pioneiros formaram os primeiros trabalhos Missionários com o objetivo de alcançar pessoas que nunca tinham conhecido o amor de Cristo.

Na década de 1980, a AEM, o ICF e SIM uniram forças para tornar-se a Serving in Mission – SIM, que então representava a “Society for International Ministries.” A AEF juntou-se com a SIM em 1998. Em 2000, a SIM aprovou o a mudança de nove passando a se chamar “Servindo em Missão”, ou “Serving in Mission” para países que falam o Inglês, mas o nosso nome oficial conhecido em todo o mundo hoje é simplesmente SIM.