Declaração de Fé

Todos os que servem com a SIM são comprometidos com as verdades essenciais do Cristianismo bíblico. Elas incluem o seguinte:

DEUS: Há um só Deus que existe eternamente em três pessoas: Pai, Filho, e Espírito Santo. Deus é o poderoso Criador, Salvador e Juiz que governa todas as coisas de acordo com a sua soberana vontade e está realizando seus propósitos na criação e na Igreja, para a sua glória.

O PAI: Deus o Pai é a fonte de todo o bem. Ele toma a inicativa da criação e da redenção, que realiza através de seu Filho e do Espírito Santo.

A PALAVRA ESCRITA DE DEUS: A Bíblia, que consiste do Velho e do Novo Testamento, é a Palavra escrita de Deus, que revela para todas as pessoas seu caráter e propósitos. Ela é a autoridade final em todos os assuntos relacionados a crença e comportamento. O Espírito Santo usou os autores humanos da Bíblia, de forma que o que eles escreveram é inspirado, totalmente confiável, e sem erro em tudo o que se afirma.

A RAÇA HUMANA: A humanidade é o clímax da criação terrena de Deus, possuindo sua imagem, feita para relacionar-se com ele, e sendo o objeto do seu amor redentor. Todos pecaram. Isto resulta em culpa, morte e separação de Deus, bem como no desfiguramento de todo aspecto da natureza humana. As pessoas são incapazes de salvarem a si mesmas da força e castigo do pecado e do domínio de Satanás.

JESUS CRISTO: Jesus Cristo, totalmente Deus e totalmente homem, entrou na história como o Salvador do mundo. Ele foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu de uma virgem, viveu uma vida exemplar e sem pecado em perfeita submissão ao Pai e em relacionamentos de amor para com outros. Ele morreu numa cruz, ressurgiu em corpo e ascendeu ao céu, onde intercede pelo seu povo e é exaltado como Senhor de todos.

SALVAÇÃO: A morte sacrificial de Cristo, na qual ele suportou o castigo destinado aos pecadores, é a base única e suficiente da provisão salvadora de Deus para todas as pessoas de todas as culturas e idades, expressando seu amor e satisfazendo sua justiça. Pela graça de Deus, o pecador arrependido, através da confiança no Senhor Jesus Cristo como único Salvador, é justificado por Deus, adotado pelo Pai em sua família e recebe vida eterna.

O ESPÍRITO SANTO: O Espírito Santo torna eficaz a obra de Cristo para os pecadores, dando-lhes vida espiritual e colocando-os na Igreja. Ele habita em todos os crentes, capacita-os a amar, servir, testemunhar e obedecer a Deus, equipa-os com dons e transforma-os para tornarem-se semelhantes a Cristo.

A IGREJA: A Igreja Universal é composta de todos os que foram nascidos do Espírito. Ela se expressa localmente em comunidades de crentes chamados por Deus para adoração, comunhão, proclamação do Evangelho, e para fazer discípulos entre todos os povos, refletir o caráter de Deus, se envolver em trabalhos de compaixão, lutar pela verdade e pela justiça e celebrar o batismo e a comunhão.

O MUNDO ESPIRITUAL: Os santos anjos são seres espirituais que glorificam a Deus, servem-no, e ministram ao seu povo. Satanás é um ser espiritual que foi criado por Deus, mas caiu pelo pecado. Ele, ao lado de outros espíritos malignos, é o inimigo de Deus e da humanidade, foi derrotado pela obra de Cristo, está sujeito à autoridade de Deus e enfrenta a condenação eterna.

O FUTURO: O Senhor Jesus Cristo voltará visivelmente à terra, em glória, e conquistará o triunfo final sobre o mal. Deus fará tudo novo. Os mortos ressussitarão e serão julgados. Os incrédulos sofrerão o castigo eterno separados de Deus, os crentes entrarão em uma vida de eterna alegria em comunhão com Deus, glorificando-o para sempre.